sexta-feira, 23 de julho de 2010

A VERDADE...

Pois é galera...
Quem pode melhor explicar o real significado do motociclísmo ou melhor dizendo, motoCLUBISMO no Brasil?
Há quem possa responder: "Ah, são os caras mais velhos, senhores e senhoras com mais de 50 anos e que pilotam desde criancinha..."
Será?
Tenho visto muitos senhores com os cabelos já grisalhos (isso naqueles que ainda tem cabelo) trajando coletes carregados de mini-patch e com algum brasão em suas costas representando o moto clube ao qual pertence "rodando" por aí.
Seriam estes "os caras mais velhos" que poderíam explicar melhor o que é o verdadeiro motoclubismo no Brasil?
Já vi acontecer... o "camarada" bate a mão no próprio peito e diz com todas as letras: "... piloto moto desde os 15 anos, portanto SOU MOTOCICLÍSTA!" - "... muito me orgulha, de representar este MC" - na maioria das vezes, o referido clube tem pouco mais de 10 anos, quanto tem algum "ano"...
São estes "os caras mais velhos" que podem explicar o verdadeiro significado do motoclubismo no Brasil?
Uma pessoa que "pilota" moto desde "criancinha" e que pela primeira vez resolveu entrar para um moto clube nestes ultimos (sei lá) 10 anos é "o cara mais velho" do qual estamos falando?
CARAMBA! CARAMBA! CARAMBA!
"Tirei" minha 1ª habilitação para moto um ano após conseguir a de carros ou seja, em 1986. Tinha apenas 20 anos de idade... (bons tempos que não voltam mais)
Nunca pertenci a moto clube algum (com muita educação e respeito, declinava dos convites), sempre que podia, andava só ou com algum amigo. Na maioria das vezes a moto era a condução do dia-a-dia.
Casa/trabalho/trabalho/casa.
Há anos me desfiz da minha XLinha 86.
Confesso que sinto vontade de voltar a andar de moto mas com a enorme educação que há no trânsito de São Paulo, tenho certeza de que estou melhor de "coxinha"...
Nunca ter pertencido a moto clube, ter pilotado moto "desde criancinha" e andar sempre sozinho sem ter a responsabilidade de representar um grupo ao qual se pertence daría-me o direito de explicar o real significado do motoclubismo no Brasil?
Caracas!
Vou começar a sair batendo no peito e dizendo o real significado do motoclubismo no Brasil. Ah, se vou!
Mas a realidade é outra... Sou EU quem esta perguntando a vocês todos o que é motoclubismo, motociclísmo, motoqueirísmo, sei lá o que mais estão rotulando para isso tudo?
P.Q.P. (me desculpem os palavrões, mas...)
Acredito que, quem podería explicar melhor o que FOI o verdadeiro motoclubismo no Brasil, hoje se cala diante de tanto modismo sem causa.
Alguns destes que acredito terem SIM, desfrutado do que ERA real, combatido e defendido o que ERAM suas cores e principalmente, terem vivênciado tamanhas emoções sobre duas rodas, hoje os poucos que ainda viveram esta época ou estão em clubes tradicionais ou há tempos rodam com suas maquinas, solitários e anônimos pelas estradas...
O que passou, passou!
Duvido que tenha alguém que possa comparar com semelhança positiva; o motoclubismo de ontem e o motomodismo-clube, de hoje.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alguém ainda tem esperança de tempos melhores?

Pois é galera, já não era sem tempo...
A bronca agora é com o que aconteceu no evento de Pedreira.
EU não estive lá, alguém aqui esteve e pode comprovar o que vem sendo discutido no orkut?
PARTICULARMENTE não vejo problema algum em ser revistado antes de entrar em algum evento. Mesmo pq não devo nada para ninguém!
Tenho acompanhado essa discussão sobre este tema há algum tempo. Sempre na minha, pois toda vez que expresso a minha opinião, alguém vem pra cima fungando e com a mão cheio de pedras...
Não estou aqui para cutucar alguém não. Pelo contrário! Quero encontrar pessoas que estejam dispostas a discutir sobre determinados assuntos e que NÃO TEM MEDO DE MOSTRAR A CARA.
Como não estava lá em Pedreira, ñ posso afirmar o que ocorreu. Mas ser revistado antes de entrar, por; seja lá quem for, profissional da area de segurança ou pela própria PM vai começar a ficar muito comum nas festas.
Esse negócio de dizer que motociclísta (correção: motoCLUBISTA) é tudo gente de bem, tornou-se um folclore.
Qualquer pessoa pode fundar um MC, MG, MT, MM, MA, AA usando um colete com desenho nas costas. Nem precisa ter moto, nem nunca ter "andado" de moto para ser "bem vindo" no meio, ser bem recebido numa festa ou point e convidado a entrar na sua sede.
Venho dizendo isso há tempos e me perdoem o meu ceticismo, torcia para que, o que eu achava estivesse errado mas, aí estão partes do que já imaginava que fosse acontecer com o motoCLUBISMO no Brasil.
Ñ me lembro em que tópico escrevi que: "... a merda não iria dar pra todo mundo." ou "... ainda vai voar muita merda no ventilador."
Conheço há pouco tempo o motoclubismo.
Não tenho tantas estórias assim para contar.
Mas desde o princípio, respeitei o uso do colete e brasão dos Moto Clubes que conheci na época.
Passados algum tempo, continuo respeitando. Talves por isso, conquistei o direito de poder portar um colete com um brasão que simboliza pura e simplesmente, eu mesmo; junto a estes Moto Clubes.
Para simplificar o que quero dizer:
_ Qualquer um pode fundar um MC.
_ Ninguém pode impedir fisicamente que isso ocorra. (essa galera não conheceu a rigidez de antigamente)
_ As pessoas mal se conhecem e já se abraçam feito velhos amigos.
_ O interesse comercial vai continuar a crescer.
_ Os maus elementos vão enxergar "oportunidades" nessa moda.
_ Os Moto Clubes tradicionais levaram muito tempo para subir 10 desgrais perante a sociedade e os modinhas já reverteram isso em 100 negativos.
_ Haverá mais revistas nas entradas de festas, mais blitzes nas estradas...
_ Menos aceitação de "coletados" em certos lugares, menos participação da população nas ações sociais...
_ E muito mais coisas vão acontecer diante de um olhar triste deste que vos escreve...
Gostaria de poder assistir a um forum com os presidentes de vários clubes de todas as regiões mas, imagino que isso se tornaria numa pancadaria tamanha visto que as diferenças de opiniões são muitas.
Por isso digo que a própria modinha se alimenta e se fortalece diante da posição de "cada um por si" e do livre arbítrio que todos defendem.
Me perdoem os que não são coniventes e nem apoiam tais opiniões.
Mas há a necessidade de se ser mais rígido quanto ao seu brasão estar sendo representado em certas festas, sedes e points. Cabería aos presidentes dos Moto Clubes convocar uma reunião entre seus membros e associados para discutir sobre o assunto, votar sobre as medidas cabíveis e necessárias para frear esse carnaval.
Você presidente de clube, não pode impedir que seu associado vá frequentar a sede, point ou festa de determinado MC. Isso seria considerado crime contra o direito de ir e vir mas, como presidente, pode sim proibir a utilização do seu escudo e de suas cores nestas mesmas ocasiões em que os organizadores desrespeitam a ética do motoclubismo. Caso contrário, muitos podem se valer de que em determinada ocasião, seu clube é conivente com o desrespeito de tal ética.