sexta-feira, 23 de julho de 2010

A VERDADE...

Pois é galera...
Quem pode melhor explicar o real significado do motociclísmo ou melhor dizendo, motoCLUBISMO no Brasil?
Há quem possa responder: "Ah, são os caras mais velhos, senhores e senhoras com mais de 50 anos e que pilotam desde criancinha..."
Será?
Tenho visto muitos senhores com os cabelos já grisalhos (isso naqueles que ainda tem cabelo) trajando coletes carregados de mini-patch e com algum brasão em suas costas representando o moto clube ao qual pertence "rodando" por aí.
Seriam estes "os caras mais velhos" que poderíam explicar melhor o que é o verdadeiro motoclubismo no Brasil?
Já vi acontecer... o "camarada" bate a mão no próprio peito e diz com todas as letras: "... piloto moto desde os 15 anos, portanto SOU MOTOCICLÍSTA!" - "... muito me orgulha, de representar este MC" - na maioria das vezes, o referido clube tem pouco mais de 10 anos, quanto tem algum "ano"...
São estes "os caras mais velhos" que podem explicar o verdadeiro significado do motoclubismo no Brasil?
Uma pessoa que "pilota" moto desde "criancinha" e que pela primeira vez resolveu entrar para um moto clube nestes ultimos (sei lá) 10 anos é "o cara mais velho" do qual estamos falando?
CARAMBA! CARAMBA! CARAMBA!
"Tirei" minha 1ª habilitação para moto um ano após conseguir a de carros ou seja, em 1986. Tinha apenas 20 anos de idade... (bons tempos que não voltam mais)
Nunca pertenci a moto clube algum (com muita educação e respeito, declinava dos convites), sempre que podia, andava só ou com algum amigo. Na maioria das vezes a moto era a condução do dia-a-dia.
Casa/trabalho/trabalho/casa.
Há anos me desfiz da minha XLinha 86.
Confesso que sinto vontade de voltar a andar de moto mas com a enorme educação que há no trânsito de São Paulo, tenho certeza de que estou melhor de "coxinha"...
Nunca ter pertencido a moto clube, ter pilotado moto "desde criancinha" e andar sempre sozinho sem ter a responsabilidade de representar um grupo ao qual se pertence daría-me o direito de explicar o real significado do motoclubismo no Brasil?
Caracas!
Vou começar a sair batendo no peito e dizendo o real significado do motoclubismo no Brasil. Ah, se vou!
Mas a realidade é outra... Sou EU quem esta perguntando a vocês todos o que é motoclubismo, motociclísmo, motoqueirísmo, sei lá o que mais estão rotulando para isso tudo?
P.Q.P. (me desculpem os palavrões, mas...)
Acredito que, quem podería explicar melhor o que FOI o verdadeiro motoclubismo no Brasil, hoje se cala diante de tanto modismo sem causa.
Alguns destes que acredito terem SIM, desfrutado do que ERA real, combatido e defendido o que ERAM suas cores e principalmente, terem vivênciado tamanhas emoções sobre duas rodas, hoje os poucos que ainda viveram esta época ou estão em clubes tradicionais ou há tempos rodam com suas maquinas, solitários e anônimos pelas estradas...
O que passou, passou!
Duvido que tenha alguém que possa comparar com semelhança positiva; o motoclubismo de ontem e o motomodismo-clube, de hoje.

2 comentários:

jean "wolverine' corvo disse...

realmente, hoje tudo esta nivelado por baixo, e quando digo tudo, é tudo mesmo, em nossas vidas, seja trabalho, amor, lazer, familia, escola e ate quem anda de moto ( pra nao cair no cliche - motoqueiro-motociclista), refiro-me a mim mesmo como aquele que anda de moto... mas se a gente der uma garimpada, vamos achar com quem trocar muitas ideias e historias de vida conquistadas com muita alegria e estrada... alias, nao tem nada melhor do que se sentar e ouvir, falar por toda noite com quem ta a fim disso tudo... amo tudo isso mesmo... se bem que hoje em dia ta dificil, mas a gente consegue... grande abraço

O Sol dos Depressivos disse...

JEAN "WOLVERINE" CORVO

Pois é, cara!
A grande verdade pode ser resumida na palavra "democracia"... eu acho.
Todo e qualquer pessoa PODE fundar um moto clube.
Nem é preciso te moto para tal.
Quem vai saber?
O cara junta uns amigos, compram uns coletes, mandam fazer (quando mandam pois alguns são pintados mesmo, é mais barato) uns brasões e pronto. ESTA FUNDADO MAIS UM MOTO CLUBE no Brasil.
Moto clube hoje é sinônimo de festa.
A ultima vez em que me sentei com um amigo e este contou história vividas por ele nas estradas não foi numa festa ou evento.
E olha que suas vivências foram maravilhosas...
... eu EU, ainda estou atrásde quem me explique o qual o significado do"espírito motociclísta" que até quem NÃO TEM MOTO, diz possuir...

Forte abraço,
Dash.