quinta-feira, 7 de abril de 2011

Esta circulando em "off"...

Esta é uma mensagem que retransmiti a todos que constavam na lista da mensagem que recebi. Referênte a fatos ocorridos recentemente entre os que escolheram como filosofia de vida pertencer a um moto clube.

Boa tarde a todos...

Aos que ainda não me conhecem, ñ sou ninguém (no conceito de alguns)!
Não faço parte de moto clube algum embora frequente este "meio" há pouco mais de 15 anos.
Foi justamente no início destes 15 anos que me encantei com o estilo de vida que levava os amigos que tive a satisfação de conhecer nas festa de moto clube daquela época. Amigos estes que ainda pertencem ao mesmo clube de quando os conheci e que hoje em dia, é difícil encontra-los nas festas atualmente. Talvés por isso, por esse carnaval todo, eles se afastaram.
Acredito que muitas pessoas a quem esta mensagem irá chegar, não concorde com a minha opinião, justamente por não pertencer a clube algum. Só faço uma observação a estas pessoas, tenho caráter suficiente para afirmar minha decisão de não entrar num MC. Durante este período, podería sim, não ter declinado de alguns convites que recebi e hoje fazer parte de algum destes moto clubes. O porque de não entrar, cabe apenas a minha pessoa e a mais ninguém. Esta é uma decisão só minha e quem sabe um dia, mudarei; e "TENTAREI" fazer parte de algum Moto Clube.
Recebi esta mensagem de um AMIGO. Portanto, acredito que ele quizesse que eu soubesse da repercursão que certos fatos tem gerado no meio em que vivo também (alguns como disse, sem dúvida alguma irá discordar da minha opinião estar sendo postada aqui) e com o qual defendo as origens que conheci e que não são estas que se vêem hoje em dia. Faço a minha parte com relação a alguns clubes (inclusives citados na lista de e-mails desta mensagem).
PHODA-SE a quem a carrapuça servir... Conheço as pessoas a quem devo RESPEITO como AMIGO.
Há tempos a "modinha" se instalou na comunidade dos Moto Clubes. MOTO CLUBES e não motociclísta ou motoqueiro...
Há tempo venho dialogando com "restritos amigos" em quem confio e respeito a cerca de todo esse "carnaval".
E as opiniões tangem para um só caminho. O da necessidade de mudanças imediatas.
Há 10 ou 15 anos (que é o período do qual tenho alguma experiência), haviam clubes que "baixavam outras bandeiras" na porrada. Na maioria das vezes, justificando estes motivos de se tentar manter as tradições. Em outras ocasiões, a "pegada" era pessoal entre os clubes envolvidos e nada tinham haver com a manutenção da tradição, do respeito e dos bons costumes.
Havia também os clubes que se comunicavam entre si, ao conhecerem o fato de que os nomes ou escudos utilizados eram semelhantes ou iguais e como todos devem saber, apenas UM detinha o direito de continuar existindo com aquele nome e/ou escudo. Alguns devem se lembrar de casos verídicos ocorridos durante este pouco tempo mencionado. Bastava que o clube mais antigo provasse o direito adquirido, para que o outro em RESPEITO, declinasse sua bandeira ou trocasse de nome. Quantos coletes "tomados" (roubados) tinha naquela época quando algum integrante fazia besteira numa festa, sede ou point. E seu presidente intimado a comparecer na presença do outro clube para justificar a atitude (ou a falta do mesmo) do seu integrante em questão, para tentar reaver... não o colete, mas SEU ESCUDO, SUAS CORES.
Nos dias de hoje tais atitudes (violência) não cabem mais.
Tenho acompanhado e vivido deste universo dos Moto Clubes desde 95/96 (pouco tempo, a meu ver).
Desde o inicio, um dos meus hobbies sempre foi fotografia (para a minha recordação). Hoje tento tornar este hobbie em trabalho mas, isto quem sabe um dia, falarei em outra ocasião.
Tenho orgulho de poder contar com algumas amizades que fiz durante estes anos. Tenho satisfação de reencontra-los em algumas festas, mantenho o mesmo respeito que sempre tive por todos os clubes por onde já visitei, tenho saudades dos que estão percorrendo outras estradas celestiais e fico muito feliz em saber que outros, apesar de não estarem mais nos moto clubes, continuam felizes, com saúde e vivendo suas vidas da melhor forma possivel... Hoje, não sei se posso afirmar que continuo conhecendo pessoas deste nível, nas festas que participo.
Quanto ao DEDINHO NA BÔCA: Alguns já têm conhecimento da minha opinião. Não conheço pessoalmente o citado cidadão todo vestido de pink. MAS, sou a favor de toda e qualquer forma de se combater a discriminação. O problema é que as informações que me chegam é de que o citado cidadão tem se aproveitado dos moto clubes para pura e simplesmente, retornar a "fama", aos jornais e revistas, as emissoras de TV e etc e tal. Realmente! Pois nas poucas oportunidades que me deparei com citado cidadão, ele NÃO FEZ PALESTRA ALGUMA, NÃO DISTRIBUIU PANFLETO INFORMATIVO ALGUM, se obsteve apenas a POSAR PARA AS FOTOS dos curiosos que ali se encontravam naquele momento. Sim, vi em seu site que ele faz campanhas de doações mas isto, TODO MOTO CLUBE (que se preza) FAZ e não fazem questão de aparecerem na mídia para se auto promoverem. Por isso, volto a dizer: Sou a favor desde que não se utilize dos Moto Clubes para se AUTO PROMOVER e sim combater a discriminação e informar a população dos riscos das DSTs.
Sinceramente... duvido muito que alguma ação dê resultados, seja de uma aliança ou de qualquer outra forma dos moto clubes se unirem para combater todo esse carnaval, esse desrespeito, essa putaria.
Sabem por que?
Porque há a necessidade de atitudes rígidas.
Há a necessidade de presidentes com caráter e coragem em defender aquilo que realmente acreditam, sem se importarem com a debandagem de alguns de seus integrantes para outros clubes ou para que fundem mais outros tantos.
Há a necessidade de dizer NÃO a certas pessoas, pessoas estas que na maioria das vezes já conhecemos e que infelizmente, pertencem a clubes sem propósito algum, a não ser nas palavras proferidas pelos mesmo quando lhes perguntado.
Cara, de bôa!
Se algum amigo meu me impedisse de entrar em sua sede ou não me cumprimentasse... Eu respeitaria esta decisão inicial. Claro, em algum momento oportuno lhe perguntaria o por que desta atitude e jamais sairia presupondo qualquer outro motivo sem antes conversar com ele. RESPEITO ACIMA DE TUDO! A VERDADEIRA AMIZADE A QUASE TUDO SE SUPERA, HÁ MUITO SE COMPREENDE E HÁ ALGUMAS COISAS, SE ACEITA!

Sede próprias são para poucos!
É muito fácil e de difícil compreenção para alguns moto clubes que: SEDE PRÓPRIA SÃO PARA POUCOS!
O buteco da esquina é a SEDE de fulanos de tal. TEM CERTEZA DISSO?
O clube que faz uso de um estabelecimento PÚBLICO só para reunir alguns amigos para tomar umas cervejas e ouvir umas bandas de rock não deveria utilizar-se da palavra SEDE e sim point. Ou será que este clube ajuda o dono do buteco a pagar todas as despesas que um local como este gera todos os meses? E se algum motociclísta em trânsito necessitar de uma pousada, de uma pernoite? O dono do buteco irá desalojar seus próprios familiares para ceder a cama para o "irmão"?

Muitas vezes ouço as pessoas fazendo seus comentários (na minha opinião, equivocados) a respeito de determinados moto clubes, pois estes, exige de seus integrantes, uma postura áustera quando em alguma festa. Como vocês acham que as pessoas e demais integrantes de outros Moto Clubes enxergam um determinado "coletado" vestido de palhaço, com perucas multicoloridas na cabeça, rebolando feito "bambi", posando para fotos duvidosas, embrigado e "causando" ou em situações comprometedoras? Esta é a imagem que você quer que as pessoas tenham de seu moto clube? Eu prefiro os áusteros...
Não pertenço a moto clube algum mas, defendo da minha forma e como posso a minha própria opinião a respeito dessa modinha...

Outro dia, numa festa que não me lembro de quem era, uma pessoa que conheço se aproximou e pude notar que ela portava um colete com brasão fechado de um determinado MC. Perguntei-lhe com ironia: Jáááá? Assim rapidinho? No que o mesmo me respondeu: Pô cara! SOU EU, NÉ! - Pois é, é ele! E daí? Ele, como na maioria das pessoas que recebem coletes fechados sem passar por algum período de aprovação, conhecimento e experiência, não tem culpa alguma. A minha pergunta, fica: Que clube é esse que não valoriza seu próprio escudo e filosofia e o oferece a outras pessoas o "colete fechado"? Cara, esta pessoa teria que ser muito mais que meu próprio clube para ter a honra de recebe-lo desta forma. E se esta pessoa fosse humilde e suficientemente inteligente, não aceitaria... Não que ela seja de má índole, pelo contrário até onde eu sei, é uma boa pessoa mas daí para ser reconhecido o direito de poder ostentar um escudo de um clube sério... é outra coisa! Ou estaría eu errado?

Numa outra ocasião estava eu no point de um determinado MC quando um jovem se aproximou de mim e puxou conversa dizendo que estava encantado com esse negócio de moto clube, de colete, de irmão, de filântropia e coisa e tal. Disse que iria montar seu próprio clube. Até lhe perguntei se não era melhor TENTAR entrar para um clube já formado e com alguma história. O mesmo respondeu: Não, vou montar o MEU! Em algumas semanas seguintes este mesmo já devidamente vestido com seu "uniforme" de motociclísta, vendido em muitos lugares a quem se dispuser pagar para tal, me encontrou novamente no mesmo lugar. Ao chegar, veio em minha direção me cumprimentar, estendi-lhe a mão; porém este, num gesto inesperado, tentou me abraçar e fez menção de ma saudar com um beijo no rosto me chamando de irmão. No momento que me dei conta do que estava para acontecer, afastei-o com certa má educação empurrando-o com minhas mãos. O mesmo não compreendeu e ainda me repreendeu dizendo: "Que isso, cara? Não somos irmãos coletados?" Respondi: NÃO SOU TEU IRMÃO e esta liberdade de se cumprimentar desta forma, só os MEUS VERDADEIROS AMIGOS possuem este direito e tem a minha permissão. Nem preciso dizer que o citado "espanou" e saiu de perto de mim e nunca mais se aproximou. A pergunta que fica é? Você teria feito a mesma coisa ou tería sido educado, gentil e conivente com a atitude dele?
O que eu perdi com isso, se nem sequer ele é meu amigo? Perdi talvés uma oportunidade de conhecer alguém que futuramente se tornaria meu amigo? Mas sou exigente quando se trata do meu círculo de amizades. E se as atitudes deste rapaz, no decorrer dos demais dias de vida do SEU moto clube forem condizentes com a opinião que tenho a respeito de RESPEITO, HONRA e ORGULHO de se pertencer a um moto clube. Bem, tentarei me aproximar e daí? Pode ser que o orgulho que ele tenha me impeça de reatarmos uma possivel amizade, digo orgulho pessoal ferido de ter começado de maneira equivocada e não o orgulho de se pertencer a um moto clube sério e que respeita as tradições.
Por isso vos pergunto novamente: Você tería coragem e caráter de assumir uma postura mais enérgica e rígida com as muitas pessoas que conhece neste meio? Será que a opinião destas pessoas, a não compreensão da necessidade de sua atitude para com elas mesmas, não irá lhe causar uma profunda dor no peito que culminará
num infarto fulminante devido ao imenso remorso no seu coração, quanto a estas amizades? Digo isso, pois a grande maioria destes coletados de hoje em dia, independentes de idade pois já encontrei tanto pessoas jovens como pessoas beirando os 50, 60 mas que ostentam um escudo de um moto clube há pouco tempo e já SE ACHAM, ACREDITAM VEÊMENTE que são os verdadeiros motociclístas de outrora...

Tudo isso que descrevi aqui e um pouco mais, já foi escrito e discutido num blog. Que por sinal tem poucos seguidores. Mas os poucos que lá estão, NÃO TEM VERGONHA DE MOSTRAR A CARA!

Sei que já escrevi demais e ainda nem comecei...
Só mais um comentário, se vocês me permitirem... e se estiverem dispostos a perder amis alguns minutos de suas vidas...
_ Não temos o direito de privar ninguém que esteja com vontade de fundar um novo clube.
_ Não temos o direito de impedir que alguém entre em nosso point (em algums sedes; SIM, ISTO É POSSIVEL).
_ Não temos o direito de afirmar o que é certo ou errado mas, temos o direito de opinar naquilo que acreditamos ser o melhor para si próprio e para os outros.
_ Qualquer pessoa pode montar seu moto clube.
_ Basta juntar alguns amigos (as vezes até completos desconhecidos) e comprar coletes de couro, jeans, lona, etc.
_ Mandar bordar, pintar, silkar ou até mesmo usar uma imagem de transfer para ter seu escudo nas costas do seu colete.
_ Receber bem e educadamente TODOS QUE estão coletados, seja estes pertencentes a clubes ou de bandas de rock ou de tribos de skate, surf, pagode, sertanojo... sei lá... todos são bem vindos. Mas dái a estes quererem merecer respeito? Opa! Aí é outra coisa... não é?
_ Se qualquer pessoa pode ter seu próprio clube ou pertencer a um, ser respeitado (pelo menos, ele acha que é) por estar usando um escudo, ser bem quisto por onde quer que vá, estar na maioria das festas, muitas vezes nem ser parado pelas autoridades numa blitze de trânsito, O QUE IMPEDE DOS MARGINAIS, PESSOAS DE MÁ INDOLE, VERDADEIROS LIXOS DA HUMANIDADE se aproveitarem da oportunidade de se fazerem passar por pessoas de bem e comercializar seus produtos entre nós? Todos são bem vindos! Mesmo não se conhecendo o clube ao qual pertencem são bem vindos... são educadamente saudados quando chegam... se tornam amigos de longa data em poucos instântes... bastam alguns goles.
_ O motoclubismo que conheci neste período que mencionei e muito mais para trás do que posso afirmar, batalhou muito para dismistificar a má imagem que a população tem dos coletados. Aquela imagem que esta em todos os filmes estrangeiros, inclusive na comédia "Wild Hogs". Colete + brasão + moto = maconheiros, desocupados, desordeiros, traficantes de armas, drogas, mulheres, crianças; putanheiros, pedófilos, galinhas, desonestos, anarquistas e mais uma infinidade de outros péssimos atributos que nem me recordo agora... Batalhou e continua nesta batalha sem saber se vencerá a guerra pois acreditam que dias melhores virão.
Será?
_ A minha maior preocupação quando tenho a oportunidade de conversar com algumas pessoas é: O FUTURO. As pessoas de moto clubes de hoje em dia estão tão preocupadas em encher seus points para vender cerveja; em aceitar pessoas sem a necessidade de passar pelo período de PP um ex-integrante de outro MC; de colocar titulos em tarjetinhas que carregarão no lado esquerdo do peito por onde quer que apareçam; em ter numerosos e quantitativos integrates e sub-sedes (mesmo que esta seja representada por apenas uma única pessoa) espalhadas pelo Brasil e exterior; de permanecer em filas para pegar o famigerado troféu do evento que participou; de extinguir o delicioso 0800 oferecido a todos mas que uns poucos conseguiram se fartar; de serem coniventes com um monte de coisas erradas e não permitidas entre os pertencentes de Moto Clubes Tradicionais... e uma infinidade de outras tantas coisas que não me recordo agora de poder colocar. Alguém já parou para pensar no FUTURO? SE (há sempre um "se") com toda essa conivência, um coletado for pêgo num ato criminoso de grande repercurssão e ainda por cima (como dizia a Rita Lee: ... besteira pouca é bobagem...") a mídia televisiva mostrar isso tudo em cadeia nacional? (É por que, a tudo permitimos) E o secretário de segurança pública ou o Estado, fizer com os moto clubes o que foi feito com as torcidas organizadas de times de futebol?
O QUE SERÁ DOS MOTO CLUBES NESTE FUTURO?
O QUE SERÁ DE VOCÊ? (para aqueles que escolheram esta filosofia de vida e não a modinha hoje estabelecida)

Há muitas pessoas que acham que sou pessimísta e que isso, jamais irá acontecer... TOMARA QUE NUNCA ACONTEÇA!
Mas diante da atual condição, situação e falta de atitude severa da maioria dos moto clubes no Brasil... tenho minhas dúvidas.
MAS NÃO PERCO A FÉ, NAQUELES QUE SE DISPUSEREM A COMBATER ESTE CÂNCER E ESTIRPAR ESSES "MODINHAS" QUE HOJE ESTÃO PRESENTES E DIANTE DE TODOS NÓS.
Para estes primeiros, saibam que tem o meu apoio. Mesmo não sendo "alguém" para alguns...

Forte abraço,
Dash.

2 comentários:

Pavani disse...

Boa noite!

Apenas uma pergunta: Por que anarquista é um PÉSSIMO atributo? Sabe o que é anarquismo?

Abraços,
Pavani - Nômade M.C.

Pavani disse...

De resto, como conversamos via Orkut, concordo completamente com suas colocações.

Continue com esse trabalhamo, tem mais um leitor assíduo.

Grande abraço,
Pavani - Nômade M.C.