quinta-feira, 7 de abril de 2011

E assim caminha a humanidade...

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" (Martin Luther King)

Recentes e por que não citar "corriqueiros" fatos recentes tem me incomodado bastante, não o suficiente ainda, para me tirar o sono mas, tem incomodado sim.
Vamos a alguns:
Não há muito tempo, um integrante de um moto clube de minha região (ABCD-SP) perguntou-me o porque não apareço mais na sede deles. No que respondi educadamente a este através do meu perfil no Orkut: "Cara, assim que der... faço uma visita a vocês." Quando na realidade, espero encontrar pessoalmente o presidente deste clube e lhe dizer: "Não mais frequentarei sua sede, pois não concordo com a postura do seu moto clube em aceitar como integrante escudado, pessoas que não possuem moto, tricíclo ou mesmo um simples carro". Acredito que nossa amizade em nada irá mudar, se ele tiver um mínimo de bom senso em saber que esta é minha opinião e minha forma de protestar com algo que não concordo.
Tenho ouvido muito disso: "O clube é MEU e eu faço o que EU quizer e coloco o MEU escudo em quem EU quizer..."
Beleeeeeeeeeeeeeeeeza!

E tem também aqueles outros clubes que sequer se importam com quem esta ostentando seus escudos. Digo isso pois, há muitas pessoas que já passaram por tantos outros clubes e continuam a serem aceitos de braços abertos em outros... cedo ou tarde, esta pessoa irá aprontar ou não concordar com alguma regra dentro do atual clube e vai simplesmente migrar para outro, grupo, amigo, clube... sei lá. Quem o aceitar novamente de braços abertos e com um enorme sorriso no rosto. E que se disponha (muitas vezes inconscientemente pois não teve interesse de ir atrás de maiores informações) de passar por todas essas agruras mais uma vez. Isso contando que é só para admitir ou expulsar o referido integrante. Já pensaram se este acaba por deflagrar uma guerra entre dois clubes? Ou queimar a reputação do seu, conquistado a muito?
Beleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeza!

Também teve um fato que aconteceu recentemente quando perguntei a uma pessoa que estava com colete e com brasão, se esta sabia da existência de outro moto clube (ou grupo, tanto faz nos dias de hoje) com o mesmo nome, só que há mais tempo? Se os clubes em questão haviam permitido a utilização deste mesmo nome para ambos...
Cara, nesta ocasião quase deu um rolo danado!
Ainda bem que tenho alguns amigos que me alertam de certas coisas a meu respeito e pude ligar e explicar para um integrante mais antigo que tudo não passou de um mal entendido. Que a minha intenção não foi de ofender, magoar ou ferir alguém e sim simplesmente quis saber se a pessoa sabia que tinha outro clube com mesmo nome e que há tempos atrás, só isso já era motivo para os "punhos serem cerrados e os ânimos exaltados" e que nos dias de hoje, tudo é permitido.
Será? Será que realmente tudo é permitido?
Cedo ou tarde, (gravem o que estou dizendo) haverá alguém com a idéia brilhante e muito original de copiar o escudo (ou parte deste, que seja) ou as cores ou o próprio nome de certos Moto Clubes que conhecemos... quero dizer, que as pessoas que viveram ou conheceram os moto clubes de 10, 15 e até mais anos atras, tiveram a oportunidade.
Aí EU QUERO VER!
E não adianta dizer que não sabia... que não era permitido.
Estes Moto Clubes a qual me refiro, NÃO FREQUENTAM AS FESTAS COMUMENTE DENOMINADAS "festas de motociclístas para motociclístas". ELES NÃO PRECISAM DISTO!
Quantos "Sons Of Anarchy MC" já existem espalhados pelo Brasil?
Alguém sabe me passar esta informação?
Algum integrante desde moto clube "SOA" já esteve presente em sua festa? Comeu do seu churrasco oferecido aos AMIGOS? Levou consigo aquele troféu que faltou para o amigo distânte que acabou de chegar? Alguém tem alguma informação a respeito disso?
Beleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeza!

Uma coisa é interessante nisso tudo.
Recebi muitos recados de pessoas que estão em minha lista de amigos no Orkut me parabenizando por algo que devo ter escrito. Caramba! Não escrevi com o intuíto de merecer algum elogio, pelo contrário, escrevi aquilo que acredito. Tentei transcrever em palavras as minhas próprias opiniões a respeito do que tem acontecido todos os dias e digo mais, tenho tido muitas atitudes que algumas pessoas que me conhecem, estão se afastando de mim. Por que? Devo me calar diante das coisas que não concordo? Devo ser conivente com as coisas que não concordo? Devo ser político para poder manter estas pessoas próximas de mim? QSD.
Quem me conhece e me tem como amigo, saberá que mesmo quando eu lhe ferir com palavras ou magoar com atitudes, será em prol de seu próprio bem estar e não só do meu. Da mesma forma é isso que espero dos que acredito serem meus amigos. Saberei ponderar a consciencia e a razão em benefício de uma amizade que realmente vale a pena.
Ah, teve até um cara que escreveu que devo estar propenso a aceitar algum cargo político em qualquer eleição futura... Para este individuo eu digo: NÃO TENHO VOCAÇÃO ALGUMA PARA SER LADRÃO E DESONESTO! Eu nem sequer tenho mais votado nas eleições, anulo meu voto como minha unica e solitária forma de protesto diante de tanta bandidagem dos que "inicialmente" se dizem defensores da população, da classe, dos brasileiros, dos motociclístas, dos operários, dos sem terra e até mesmo dos sem vergonha...

Luther King estava mais que certo ao proferir estas palavras:
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons"
E morreu assassinado!
Por aqueles que não aceitavam as mudanças, nem a mistura de pessoas, de cor ou não, de religião ou não, de opção héterossexual ou não...
Será necessário algo tão drástico e dramático quanto um assassinato para que as pessoas tenham consciencia das diferênças que há em diversas opiniões?
Um dos grandes se não o maior problema do nosso país, é a cultura que temos, em acreditar que sempre poderemos ganhas mais que os outros. Que enquanto alguns ganham muito a nossas custas, ficamos calados por que o nosso silêncio transmite o consentimento dado a todos... de que nada faremos para mudar.
ISTO NÃO É, uma beleza!

4 comentários:

wal lima disse...

Olá tadashi como vai.
Li todos seus artigos e concordo com muitas coisas que escreveu, mas com todo respeito tenho uma crítica a você, quando estamos de fora é fácil dizer tudo isso, sem tomar posição, andar nesse meio como você disse a 10 ou 15 anos não é ser motociclista a 10 ou 15 anos, como podemos criticar tanto al,go se não fazemos parate dele efetivamente, eu também conheço o meio a mais de 20 anos mas só a um ano que resolvi entrar para um moto clube, e tenho concienscia que agora que estou dentro posso fazer alguma crítica mais fundamentada, nunca antes.
Enfim você escreve muito bem, tem ótimas idéias, porém mudanças no mundo existem e não podemos dispensá-las, como você disse em um texto que você pode mudar de idéias, quanto mais as instituições ou as regras que as norteiam, concordo que há exageros mas nada que se possa concertar, se os mais antigos levantarem esta bandeira, ok
abraços.

O Sol dos Depressivos disse...

WAL LIMA
Diz aê, cara!
Fico satisfeito que tenha lido os textos que aqui postei e "de bôa"... foram escreitos justamente para que as pessoas que as lerem, deixem seus comentários, opiniões e críticas.
Não concordo que seja fácil fazer estes comentários ou melhor dizendo, expressar minha opinião quanto a determinados assuntos... Nos últimos tempos, tais opiniões tem feito com que muitas pessoas antes próximas a mim tenham se afastado ou mesmo se mostrado "nada amigos", contrariando os "tapinhas nas costas", "sorrisos largos" e "abraços fraternos" que recebemos quando encontramos um...
Para mim, tais opiniões tem sido um verdadeiro divisor de águas. Tem provado que respeitar a opinião do próximo, nada tem haver com a dissolução de um relacionamento de amizade.
Quero e espero ter em meu círculo de amizades, amigos verdadeiros. Nada mais! Ainda assim, é pedir ou esperar de mais, vindo das pessoas que hoje estão mais preocupadas com o imediatismo, com o poder, com a intolerância e as aparências, principalmente as aparências...
Quanto a ser ou não motociclísta, bem; sinceramente confio na minha própria pessoa e na dos meus AMIGOS.
Tem muitas "outras pessoas" devidamente paramentadas em suas vestes, linguajar e atitudes que representam muito bem o que "deve ser" um motociclísta na concepção mais utlizada nos dias de hoje dentro da comunidade dos moto clubes. Se ele tem moto ou alguma vez já andou de moto mesmo que na garupa... isso não importa, não é mesmo?
Expresso aqui apenas minha opinião. E assumo esta opinião onde quer que eu vá. Assim como também tenho sofrido as consequências destas, por parte de pessoas que não sabem lidar com as opiniões contrárias as suas próprias e saber separar uma coisa de outra...
Escrevo o que acredito ser ou o que na minha opinião deveria ser. Se mesmo num blog ou numa roda de amigos não posso mais expressar minhas opiniões a respeito do que (como você diz, não conheço ou não pertenço OFICIALMENTE ao meio), então já estou fazendo melhor... estou me afastando deste meio, melhor dizendo, destas pessoas, dos lugares que estas frequentam, etc e tal.
Este motoclubismo que se apresenta hoje me dia, realmente não é o motoclubismo que gostaría de frequentar, onde muitas amizades conquistei e me sentia literalmente "em casa".
Mais uma vez, WAL. São apenas minhas opiniões. Nada mais!
O fato de você ou qualquer outra pessoa portar um escudo não o tornam parte de uma familia se não houver RESPEITO, HONRA, DEDICAÇÃO, ORGULHO, DISCIPLINA, TOLERÂNCIA, AMOR.
Boa sorte a você.
Mais uma vez, na minha humilde opinião de quem não faz parte oficialmente de um moto clube, espero que tenha escolhido bem o MC ao qual diz tem "entrado".
Que com toda a sua "bagagem" de 20 anos de experiência na comunidade, sua escolha tenha sido a mais correta e que a este clube escolhido dentre tantos,receba de você, todas as palavras acima descritas em maiúsculo.
Ah, e o principal... Se não der certo... NÃO VÁ FUNDAR MAIS UM MC!

Forte abraço,
Dash.

wal lima disse...

e ae tadashi!!!
A nossa conversatem de ficar em alto nivel, como pessoas de mente aberta e que procura exatamente a mesma coisa nesses comentáros.
Sua experiência é grandiosa mesmo nãofazendo parte de um MC, e pode ajudar a muitos ainda que ja inegrantes de MC apurar melhor os ideais do movimento.
Não precisa se afastar só pelo meu comentário( e eu entendo todo o seu dissabor quanto aos MCs) ou de outros que pensam ser motociclistas, como em situações ridiculas como a que vc falou do rapaz que você conheceu, e em um outro encontro ele já havia fundado seu motoclube, ridiculo da parte desta pessoa, acham que é brincadeira sem entender o real significado disso tudo.
Sempre que temos opniões contrárias a de alguns somos maus interpretados e como vc falou somos até mesmo abandonados por pessoas que se diziam amigas, mas o que vale mesmo é manter as opniões validas até que nos mostrem o contrári se forpossível nos convencer.
Cocordo com suas palavras que um verdadeiro motociclista se conhece mais pelas atitudes que pelos trajes ou maquinas que usam, RESPEITO, HONRA, DEDICAÇÃO, ORGULHO, DISCIPLINA, TOLERÂNCIA, AMOR, com isso você conseguiu resumir o que tem que ser a alma de uma pessoa que pretende fazer parte de um verdadeiro MC, o que eu acredito que ainda existam pessoas e MCs leais aos principios de ética e companheirismo.
Mais um vez afirmo a você que suas palavras tem muito sentido e razão, talvez com sua resposta entendi realmente sua pos~ição e o porque de suas criticas e opniões e espero que não deixe de expressá-las no blog ou pessoalmente.
Espero sinceramente que não tenha ficado chateado com minha primeiro comentário.
O motoclube que faço parte ainda com PP é o Espiritos do Asfalto de Guarulhos, e lá sem falsa modéstia encontrei pessoas que têm mesmo pensamento que você e onde me sinto bem, e pode ter certeza se não der certo vou andar sózinho, com certeza sem fundar outro.
ah só para registrar wal lima é só o e-mail, pode me chamar de Eddie.

Forte abraço .

O Sol dos Depressivos disse...

EDDIE
Satisfação saber teu nome, agora...
Como estava dizendo Eddie, em momento algum me senti ofendido ou magoado com seus comentários e críticas. Pode ficar sossegado quanto a isso. Criei este blog há algum tempo, justamente para que as pessoas pudessem expressar suas opiniões a respeito de determinados assuntos e que aqui ficasse REGISTRADO. Tem muita gente que proferem palavras que se perdem ao vento... Um dos requisitos para se poder postar aqui é justamente o de SE IDENTIFICAR pois, é fácil meter o pau e postar como anônimo.
Não acredito que minha experiência seja grandiosa pelo contrário, se assim eu acreditasse que fosse, tería dedicado muito mais tempo em conhecer a fundo a real filosofia dos motoclubes do que simplesmente estar presente nas festas organizadas pelos mesmos.
O meu "afastamento" não é de hoje e nem por sua causa. Foi pura e simplesmente uma decisão minha diante da atual realidade que encontro em diversos lugares. E outra, não me afastei por completo. Nem podería, já que o ar que respiro é proveniente disso tudo. O afastamento ao qual me refiro, é da maioria das festas, sedes e poits, hoje abarrotadas de individuos que se intitulam verdadeiros bikers. Não culpo estas pessoas, estes recém formados MCs ou recém aceitos integrantes. Acredito que se há alguma culpa, seja do presidente e de sua diretoria. Coisa da nossa cultura... tudo aceitamos, tudo é permitido, tudo é tolerado.
SIM! Ainda existem Moto Clubes fiéis a ideologia, a filosofia que compõe a tradição dos mais antigos. Poucos, muuuuuito poucos ainda persistem em manter essa tradição. Justamente porque é dificil lidar com um povo cuja cultura nos leva a questionar até mesmo o que é ÉTICA, HONRA, RESPEITO, TRADIÇÃO, FILOSOFIA, ORGULHO, OBEDIÊNCIA, HIRARQUIA etc, etc, etc.
Diria que 95% dos moto clubes (compreenda-se MC, MG, MT, MA, AA, entre outras tantas siglas hoje, muito vistas nas festas) tem sido muito flexíveis quanto a certas normas de comportamento de seus integrantes. Todos querem ser presidente... é como o ditado, leis/regras foram feitas para serem quebradas... Eu não concordo!
O Moto Clube ao qual você hoje esta na posição de "PP", é um dos poucos em meu modesto círculo de amizades que tenho muito respeito.
Tenho um bom relacionamento com o seu presidente e nossas opiniões já foram discutidas há algum tempo.
"Tiro meu chapéu" se um dia, não conseguir conquistar por mérito o direito de representar este MC no qual hoje, és "PP" e continuar rodando junto de seus amigos, sem portar o escudo de um novo MC recém fundado ou de um outro que lhe "DEU" para assim ser representado.
Tenho certeza de que em toda a sua experiência acompanhando esta filosofia (hoje modinha) tenha optado por uma bôa escolha. Não é fácil ser aceito num MC de respeito... e o que é respeito hoje em dia?
Não se devería importar-se com o que a maioria irá dizer, mas importante mesmo (na minha humilde opinião) é o que os Moto Clubes de verdadeiro respeito irão pensar de você. E esses, são bem poucos...

Forte abraço,
Dash