terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lei que obriga vc a usar capacete

Por sugestão de uma amigo, gostaria de saber a opinião de vocês com relação a lei que obriga o motociclista a utilizar capacetes fechados, inclusive a viseira com pena de multa para as pessoas que descumprirem a lei.
Vale salientar que, sim, é para a sua segurança, mas é muito comum ver por aí pessoas coletadas ou não utilizando o capacete de forma incorreta ora na testa, ora com a viseira aberta, ora sem sequer prender a fivela corretamente. Aí eu lhes pergunto: De que adianta?
Pode reparar há diversos videos no youtube que que exibem acidentes com motos e a primeira coisa que sái voando é o capacete do sujeito.
Talvéz para os nossos governantes, criar tal lei, vai contribuir para diminuir os "gastos" com hospitais, médicos e remédios e assim sobrará mais para eles comprarem "mais uma fazenda em Goiás".
Não sei como é a lei nos países fora do Brasil.
Alguém podería comentar algo a respeito?

6 comentários:

Unknown disse...

Dash, há muito tempo que quero falar sobre esse assunto, mas ninguem até hoje teve coragem de postar nada sobre isso.
Eu quero dizer que sou contra o uso obrigatório do capacete, muitos vão dizer que não penso na segurança, que é um ítem primordial, bla, bla, bla....
Eu sou da época que se andava de motocicleta sem capacete, tenho 45 anos e desde os meu 16 anos que ando e nunca sofri um acidente, em varios estados americanos ainda hoje não é obrigatório o uso e nem por isso o indice de morte e ou acidentes é maior do que aqui no Brasil.
O que é necessário é que haja um plano de conscientização, de como pilotar uma moto com segurança, não sair dando habilitação pra todo mundo, como acontece hoje em dia.
Se você sofre um acidente, você é o único responsável pela sua vida, o capacete não vai afetar a vida de ninguem, concordo que o óculos de segurança sim é um item necessário, porque se qualquer coisa cair no seu olho, você pode causar um acidente.
Porque então não proibem também o uso do cigarro? Não proibem porque dizem que seu uso hoje em locais abertos só faria mal ao proprio usuário e ele é responsável pela sua própria vida para fazer o que bem entender, então qual a diferença?
Nós que somos estradeiros, que gostamos de motos custom, choppers, do vento na cara, da liberdade, o que temos haver com esses capacetões que nos tiram a liberdade, eu me sinto preso, como se estivesse dentro de um carro, e não tem nada a ver com nosso estilo.
Eu sou a favor do uso dos capacetes intitulados coquinhos que mostram muito mais nosso estilo e personalidade, mas como a máquina de multas também impera nesse país, somos escravos dessas leis hipócritas.
Outro dia levei uma multa porque meu capacete estava sem as faixas refletivas laterais, só que comprei um capacete importado, onde a marca do capacete era o proprio refletivo, o importador me garantiu, tanto é que só coloquei atrás, mas o poclicial não quis saber.
Sei que muitos vão me crticar, mas que tem o verdeiro espirito biker sabe do que estou falando, porque não somos apenas motociclistas de fim de semana, temos um estilo e filosofia de vida.

Um forte abraço
Jonny
Presidente
Corsários MC - Brasil

O Sol dos Depressivos disse...

JONNY - CORSÁRIOS MC
Fála meu Amigo...
Pois é, eu também concordo com vc com relação a conscientização necessária por parte das autoridades e principalmente para as moto-escola, há quem acredite que as moto-escola ensinam a pilotar uma motocicleta mas estão total e absolutamente enganados. Auto-Moto-Escola, ensinam o suficiente para que o aluno passe no teste e adquira sua licença... aprender a conduzir um carro, moto ou caminhão... é só no dia-a-dia mesmo na base dos erros e acertos.
Aqui no Brasil até cego consegue tirar CNH. O que dizer então desse monte de pessoas que nunca pilotaram uma moto fora do transito caótico das grandes capitais.
Compreendo que cada pessoa é responsavel pelas suas proprias decisões no que conserne a si proprio. Não envolvendo outras pessoas nisso.
Infelizmente é como já havia dito. Sem a lei obrigatória, muitas pessoas iriam tentar mamar nas tetas do governo, tentar jogar a culpa por esse ou auqele acidente nos orgãos governamentais para pedir indenizações estratosféricas.
Digo isso, pois essa é a cultura do povo brasileiro... "Levar vantagem e tudo!".
Há anos atrás, muitas pessoas decepavam o proprio dedão da mão para poder acionar o seguro e receber altas quantias, pq vc mesmo deve saber, que cada dedo tem um valor a ser indenizado...
É uma merda, cara. Nossas leis são uma merda! Quem disse e pode afirmar que a maioria das atuais leis, favorecem a justiça de todos e não só a um punhado de pessoa (geralmente as mesmas que criaram e aprovaram tais leis em beneficio proprio).
Por mim, usava capacete quem quizesse, onde quizessem e com o modelo de sua preferencia.
Caiu, esfacelou o rosto, problema do proprio cara, ué. A decisão ñ foi dele mesmo de sair sem o capacete?

blacks disse...

bom, meus queridosm irmãos , somos obrigados a USAR o pinico, ta certo.
não vamos infringir a lei.......
mas quem MIRABOLOU esta lei ou não era MOTOCICLISTA, ou era garupa, pois biker, não abusa, curte cada palmo da estrada , e por muitos anos não usei.
mas enfim, xa pra la.

O Sol dos Depressivos disse...

BLACKS
Para deixar seu comentário aqui, você tem que se IDENTIFICAR.
Por favor, poste novamente e MOSTRE A CARA!

blacks disse...

quem inventou capacete , ou não tinha moto ou era garupa,
OOOOOOOOO COISINHA SEM GRAÇA SÔ!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Você pode andar 70 anos de moto sem capacete e sem cair, mas em apenas um dia isso pode mudar a estória da sua vida e da sua família!

Se você é o melhor motociclista do mundo, lembre-se que o cara que está dirigindo à sua frente não é, pois o melhor é você, lembra?

Nos EUA em alguns estados você só precisa de um óculos para pilotar uma moto. Isso é cultural, os caras andam de motos como eles andavam à cavalo. Aqui, queridos, as estradas são outras e nosso Imperador deu o grito de independência em cima de um jegue. Quer mais o quê?

Eu sou a favor dos capacetes, mesmo com eles você não está seguro. Já fui "atropelado" por um cara q furou o farol vermelho. Tive sorte, estava de capacete e ainda tive milésimos de segundo para amenizar o choque. Se eu estivesse sem, teria pelo menos trincado o crânio!