sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Surgimento de novos MCs

Pois é galera, muitos acreditam que sou contra o surgimento de novos moto clubes, moto grupos enfim, grupos de amigos motociclistas que ostentam em seu colete ou jaqueta um brasão.
Não sou contra o surgimento de novos clubes, DESDE QUE estes realmente sigam a ética e mantenham o respeito diante dos mais antigos. Mas infelizmente não é o que vemos por aí. Antigamente, quando alguém pretendia fundar um novo grupo, geralmente solicitava uma reunião com o Moto Clube mais antigo da sua área, bairro ou região para discutir sobre o assunto e pedir orientação. Hoje, qualquer um funda um moto clube sem sequer, se preocupar em cumprimentar essa galera mais antiga nas festas e eventos por aí. Aliás, tudo bem que não podemos proibir estas pessoas de fundar um novo clube a cada dia que passa, mas uma pequena parcela dos Moto Clubes mais antigos encontrou um jeito de manter as tradições e separar o "joio do trigo" e está organizando festas FECHADAS apenas para convidados. EU APOIO ESTA ATITUDE, mesmo que não seja convidado em qualquer uma destas festas pois, respeito a opinião dos organizadores.
Hoje em dia, a coisa mais comum é ver ex-integrantes de Moto Clube fundando novos moto clubes... Acho que estes ex-integrantes deveriam pelo menos "tentar entrar" (digo TENTAR, pois ñ basta querer) num outro Moto Clube de expressão e continuar sua jornada, do que fundar um novo MC, colocar a tarjeta de presidente no peito e aceitar qualquer um como integrante (quantidade).
Um fato interessante que deveria ser discutido também, refere-se aos Moto Clubes que de uma forma ou de outra aceitam SER PADRINHOS destes novos MCs. Estamos falando aqui, de Moto Clubes com expressão, tradição e respeito e que estão deixando-se levar pela "modinha"...
Sempre acreditei que quando um Moto Clube mais antigo aceita SER PADRINHO de um outro recém surgido, era de tamanha responsabilidade... parece que nos dias de hoje ñ é mais...
Hoje, basta o cara frequentar assiduamente uma sede de MC e depois fundar um novo clube que já esta apadrinhado.
Por causa dessa "modinha", ninguém mais aceita pedir orientação aos mais antigos, rodar para as festas com a galera somente com camisetas estampadas com o futuro brasão (para adquirir experiência, respeito e humildade) e posteriormente (após longo período) ser apadrinhado por determinado clube. Por essas e outras é que dia após dia, tem um novo moto clube pegando seu "troféu" na sua festa. E de quem é a culpa por esse carnaval todo?
Minha única esperança diante disso tudo, é que se trata de apenas mais uma "modinha" (que na minha opinião já esta durando demais) que como todas as outras moda, vai passar também...
Como dizia um grande amigo: "Foi-se o tempo..."

14 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quanto ao "motoclubismo" no Brasil já que me pediram a opinião, o que eu tenho a dizer quero frisar, é MINHA OPINIÃO PESSOAL E NÃO ESTOU FALANDO PELO MEU CLUBE!!!
O que falo aqui ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A MINHA OPINIÃO PESSOAL como motociclista com uma pequena experiência no assunto.
Eu acho que infelizmente o que se ve hj no Brasil é a mediocridade total aonde pessoas fundam clubes como trocam de camiseta pra não dizer cuecas, sem conhecimento de causa e nem experiência sobre o assunto.
Juntam as vezes dois amigos e resolvem bolar um "patch"(falo assim porque pra mim um escudo é outra coisa) usando imagens já prontas e bolam um nome muitas vezes ridículo e saem por aí achando que são M.C.s denegrindo a imagem dos verdadeiros M.c.s fazendo parecer que nosso méio é composto de pessoas do mesmo naipe.
Saem inclusive reinvindicando coisas que nem sabem do que se trata e emitindo opiniões quase sempre desastrosas.
Não estou generalizando pois sei que existem clubes sérios que nasceram pequenos e que levam a sério os ideais e as regras e pricipalmente o respeito pelos clubes mais antigos e tradicionais
Eu acredito que a culpa disso vem do fato do movimento motociclístico ter sido completamente comercializado, aonde a idéia é ganhar dinheiro esquecendo o principal objetivo que é o grande barato de ser motociclista e fazer da moto o seu modo de vida.
Dessa forma estão atraindo assim esses "alienígenas" pro nosso meio.
Esqueceram que o legal é juntar amigos de estrada(é lá que se conhece uma pessoa de verdade) e se encontrar no meio do nada e comer as vezes aquele miojo feito numa lata em cima de uma fogueira segurando com um alicate, para depois dormir do lado da moto num saco de dormir surrado contando as estrelas e acordar no dia seguinte se sentindo o maior de todos espíritos livres da terra.
Hoje o que se ve são grandes "encontros" (ou serão deseencontros não sei), aonde estão mais procupados em vender bugingangas pra vc do que realmente curtir a motocicleta. Lugares aonde somos explorados tendo que comer uma comida péssima e cara e uma cerveja ruim e quente a a um preço exorbitante.
Resumindo o que posso falar é que aos poucos os verdadeiros motociclistas estão percebendo que não vale mais a pena participar desse "movimento" e estão retornando ao velho costume de ir a pequenas reuniões com grandes bikers em lugares que realmente valham a pena, lonje desse caras que na sexta feira gritam SHAZAN e se transformam em uma coisa que ele não é de chupeta na boca e bandana com amarca da moto dele, (se é que ele tem uma) isso para não citar outras coisas ridículas que já vi por aí.
Quero deixar claro que não estou generalizando e sei que tem muito motociclista bom em pequenos clubes e sempre serão respeitados pelo simples fato de serem bikers de verdade.
Como diz a frase... MOTOCICLETA SE COMPRA, ESPÍRITO BIKER NÃO!!!
abraços a todos!!!

Johnny Gordo
ABUTRE´S M.C.
Nômades

O Sol dos Depressivos disse...

JOHNNY GORDO - ABUTRE´S M.C. - Nômades
PQP, Johnny. Disse tudo!
Cara ficou feliz que vc tenha vindo postar seus comentários particulares aqui. Vc é um dos que tb acredita que o motoclubismo virou esse carnaval todo que vemos nos cahamados "encontros de motociclistas" espalhados por esse imenso país.
Velho, concordo plenamente com tudo que vc escreveu.
E reforço a idéia de que os Moto Clubes que quizerem manter as tradições e principalmente as amizades, realizem festas pequenas e fechadas apenas para convidados escolhidos a dedo. Os penetras ou possiveis curiosos, barrem na entrada ou digam que são bem vindos desde que deixem seus coletes fora da festa. Afinal de contas, como a maioria diz: "O que vale é a pessoa por debaixo do brasão". Quero ver se um desses individuos que tanto diz "amar" seu MC, tirar o colete para poder entrar numa putça e verdadeira festa de amigos.
É por isso que eu digo e apoio a atitude dos Moto Clubes que hj em dia, já ñ mais "baixam bandeira" e sim excluem de suas festas, esses parasitas.

Unknown disse...

OLA DASH,MINHA OPINIAO SOBRE OS MCS E DEMOCRATICA E ACHO QUE PODE TUDO DESDE QUE A IRMANDADE O COMPANHEIRISMO E AJUDA AO PROXIMO ESTEJA EM PRIMEIRO PLANO, POIS CADA MC TEM SEUS PRINCIPIOS , O QUE ME ENTRISTECE, E VER QUE OS OS MCS ENSTAO TORNANDO O MEIO UM GRANDE COMERCIO,POIS ACHO QUE AS FESTA E EVENTOS SAO PRA OS MOTOCICLISTAS ISSO E COISA DE IRMAO

Luzmantra disse...

Olá, Dash!
Pois é, algo q era para poucos... se transformou em balbúrdia.
Moto Clube é filosofia de vida, vai muito além do q pensam essa enxurrada de "modistas".
Devemos sim, hastear a bandeira do respeito mútuo, da tradição, da irmandade, da responsabilidade e tbm da aventura!

Abraço.
TÂNIA NAJA MC

O Sol dos Depressivos disse...

ANDRES - NOTURNOS MC
Pois é amigo Andres, quanto a democracia até concordo com você, porém é justamente por causa dessa liberdade de escolha que hoje em dia se fundam clubes do nada, sem rumo, sem personalidade e caráter. A maioria diz todas estas palavras Irmandade, Companheirísmo, Ajuda ao próximo etc) em alto e bom tom para os 4 ventos mas, na pratica do dia-a-dia podemos conferir quem realmente são.
Etse grande comércio da qual se refere já esta sendo realizado há tempos... A maioria dos moto clubes quer fazer uma imensa festa para abrigar e satisfazer a todos quando a realidade, basta um local
adequado para receber os Verdadeiros Amigos. Por essas e outras é que vos digo: "FESTAS FECHADAS apenas para convidados". Pq vc acha que muitas pessoas querem fundar um novo MC? A maioria das festa é aberta ao público em geral. Como fazer uma festa intitulada "de motociclista para motociclistas" se a organização conta com a presença do maior numero de pessoas (com e sem moto) para suprir o consumo e as despesas de um grande evento?

O Sol dos Depressivos disse...

TÂNIA - NAJA MC
É minha amiga Tânia, infelizmente essa balbúrdia tomou conta geral de todas as festas, aliás acredito que é justamente por causa desse monte de festas abertas que o povo acaba fundando novos clubes... é muita festa... aliás para alguns clubes TUDO É FESTA!
Sim, motoclubismo é filosofia de vida que como outras filosofias, tem seus altos e baixos, tem seus icones e maus exemplos... Porém devo salientar que na minha opinião, a modinha hoje presente em nosso meio ñ veio pra acrescentar algo de bom. Pelo contrário, todo munda "acha" que pode seguir esta filosofia de vida fácilmente pois ñ existem regras... Quando o individuo se depara com pessoas que levam esta filosofia a sério, descobre que embora não haja regras escritas, há sim regras de conduta, ética e responsabilidade a serem seguidas para se mecerer o respeito dos mais antigos no meio. É nesse momento em que a maioria "baixa a bandeira"...

Forte abraço,
Dash.

Jonny - Corsários MC - Brasil disse...

O meu xará disse tudo, e vc Dash complementou.....
As pessoas não entendem o significado das palavaras irmandade, companheirismo, disciplina e respeito no meio motoclubista.
Ja falei muitas vezes, que se as pessoas gostam de moto, de pegar estrada, de ir a eventos, podem ir, não precisa ter um escudo nas costas, tenho muitos amigos que frequentam minha casa, que andam de moto, mas nem porisso eu coloco no moto clube, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Quando o pessoal do American Chopper esteve no evento de Campo Grande eles ficaram abismados com a quantidade de pessoas coletadas, ficaram até com medo, rs, ai foi dito para eles que aqui no Brasil a cultura sobre moto clubes é diferente.....que feio!!!!
Lógico que eles estranharam, pq lá para se ter uma idéia no encontro de Sturgis, onde se reune mais de 60mil motocicletas em uma semana, nem 5% dos frequentadores são coletados.


Jonny
Corsários Moto Clube - Brasil
www.corsariosmc.com

O Sol dos Depressivos disse...

JONNY - CORSÁRIOS MC
É, Jonny... e não vai sobrar pedra sobre pedra a hora que o bicho começar a pegar para esses MCs de modinha... Cedo ou tarde, galera vai enxergar que a moda ñ trouxe nem nunca trará nenhum benefício para a verdaeira comunidade motoclubistica.
Parabaéns pela citação dos encontros que acontecem fora do Brasil... parece que essa galera (os modinha) acredita que, por estarmos num país onde tudo é carnaval e tudo acaba em pizza, as coisas nunca os afetarão.
Deixem que acreditem assim, pois quando o bicho pegar, será como disse: "... não vai sobrar predra sobre pedra..."

Forte abraço,
Dash.

Jonny - Corsários MC - Brasil disse...

Pois é amigo, parece piada mesmo, mas tudo que você escreveu, aconteceu semana passada.
Pelo menos que eu sei, mais 3 clubes foram fundados em sampa e dessa forma, sairam de seus respectivos clubes e de uma hora pra outra estavam apresentando seu novo desenho nas costas e ainda sendo apadrinhaddo por um outro clube com pouqissimos anos de vida, nem posso falar de estrada, e pior ainda, isso tudo acontecendo na sede de um outro mc mais antigo ainda e federado.
Muitos clubes felicitando, dando os parabens, bla, bla, bla, como vc disse, espero que um dia essa moda acabe, mas tá dificil amigo.

Jonny

O Sol dos Depressivos disse...

JONNY - CORSÁRIOS MC
É velho, sei bem de quem você esta se referindo... lamentável...
Ñ sei ñ viu, Jonny, acho que vai demorar para essa "modinha" passar, mesmo porque, a maioria dos clubes ACEITA essa condição. Se não aceita, é CONIVENTE.
Onde vamos parar? Ou melhor, onde os verdadeiros motociclistas (aqueles que possuem a verdadeira alma sobre 2 rodas) vão acabar?
Se já era dificil provar a sociedade que os condutores de motocicleta que utilizam-se de coletes e brasões NÃO SÃO GANGUES DE ARRUACEIROS... imagine agora ou daqui há algum tempo, pois tem muita gente "do mal" vendo nessa "modinha" uma oportunidade para tirar proveito.
A "cara" do motoclubismo no Brasil havia galgado vários degraus no reconhecimento da sociedade em nossas próprias atitudes, agora, com essa "modinha" acho que é bem provavel que o tombo seja grande e voltemos aos primeiros degraus.
Já pensou?
Quando antes os coletados eram respeitados até nas estradas, agora é bem possivel que sejamos barrados ao sair de nossas garagens...

Espiritos do Asfalto disse...

CORES DOS MCS...
Gostaria de falar com você sobre um assunto que provavelmente 90% de nós motociclistas entendemos, só que sobra 10% de desinformados. E a esses que eu gostaria de atingir hoje com essa coluna (tópico).
Já tem muitos MCs formados aqui no Brasil. Nos últimos 6 ou 7 anos, virou uma moda, não tem nada de errado com isso mais moda passa e quem entra só para dar uma voltinha deveria se informar melhor antes de montar um MC. Para você que luta por seu modo de vida não e engraçado ver uma pessoa qualquer chegar aonde você esta com um colete que tem, (Cores, simbologia, nome ou fonte de letra) quase igual a sua.
Como eu já mencionei tem tanto MC já formado porque não tentar de aderir a um clube já existente. Procurando bem você vai ver que tem de tudo para qualquer gosto (da ideologia ao nível de organização, das regras a obrigações, das mensalidades aos tamanhos) e só dar uma olhada na sua volta, você não dever ser tão especial assim. Ou será que talvez você não queira fazer o caminho para ganhar as cores de um MC de expressão, porque eu sei que tem vários por aí. Só que e mais fácil montar seu próprio clube onde você pode ser escudo fechado e ate presidente desde o primeiro dia. PELO MENOS SE INFOME COM UM CLUBE MAIS ANTIGO NA SUA ÁREA PARA ENTENDER OS PRINCÍPIOS MAIS FUNDAMENTAIS.
Qualquer Clube já existente não deveria deixar os demais começarem com coisas parecidas, porque daqui a pouco vai ficar duro guardar suas próprias identidades. Eu vou dar um exemplo ficcional mais que é muito perto de realidade (Papagaios do asfalto, Papagaios da estrada, Papagaios de ferro, de aço, de madeira e de papelão). Vai ficar duro para o resto de nós sabermos quem são os verdadeiros Papagaios. USE A SUA IMAGINAÇÃO E ACHE A SUA IDENTITADE PRÓPRIA EM VEZ DE COPIAR A DOS OUTROS.

HARY 1 %

O Sol dos Depressivos disse...

HARY HARY
Diz aê, cara.
Beleza?
Sumido, heim? Eu tb! hehehehe
Parei, velho! Ñ dá mais para frequentar festas de Moto Clube, tem muito paraquedista se achando no meio...
_ Concordo plenamente com tudo que você escreveu aqui. E agradeço por isso. Nem todos querem discutir o assunto assim em público mostrando a cara.
_ Cheguei a conclusão de que esta "moda" veio para ficar. Digo ficar não levando em consideração que estes modistas vão conseguir perpetuar-se como Moto Clube (assim mesmo, com letras maiúsculas) e sim que a cada dia mais, mais e mais MC vão surgir... Infelizmente.
_ Os "modinhas" vão sim, copiar suas cores, a fonte (tipo de letra) que muitos já carregam nas costas, os desenhos, os nomes etc e tal. Aqui no Brasil tudo é permitido!
_ Concordo que não devemos partir para a porrada mas ao menos, boicotar esse corja. O grande problema é que a maioria que funda novos MCs são pessoas conhecidas nossas. Aí sabe o que eu diria. Vá prestigia-lo SEM COLETE. Ou nem vá e proíba seus integrantes de estarem presentes COM COLETE sob pena de tomar um "gancho" ou banimento do clube mesmo. Chega de hipocrisia e conivência com tudo isso!
_ Essa modinha veio para ficar Hary. E ela se alimenta da força que os próprios motociclístas dão a moda.
_ É culpa de todos.
_ 99% são coniventes com os novos MCs.
_ E a coisa ainda vai piorar...

Forte abraço,
Dash.

Unknown disse...

Ta certíssimo...eu é alguns amigos fundamos um MOTOGRUPO e temos a intenção de virar um MOTOCLUB daqui a um tempo, no começo a gente conversou muito com a galera mais antiga e tivemos bastante gente apoiando, temos um MC e um MG padrinho, por mais que nosso MG esteja começando apenas com 9 membros ainda, a melhor sensação em um evento de motociclistas ou nas sedes é o carinho e respeito que tem pela gente, pois nunca desrrespeitamos outros MC e MG, pois é o mesmo carinho e respeito que temos pelos demais irmãos...e a galera mais nova no meio, nunca desrrespeite alguém com um colete , é quanto mais surrado o colete, mais respeito vc deve ter...abraço.

Se alguém quiser conhecer é só seguir no face Cão Solto MG