sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um quilinho de alimento...

Pois é galera, no 2º Campinas Moto Show, durante uma breve entrevista com do Picka Pau com o presidente do Amazonas Moto Clube, Carlão; este responde sobre os encontros de "antigamente" onde as pessoas e motociclístas vinham para ver admirar o proprio motociclísta e suas maravilhosas máquinas.
Segundo o Carlão, ele ñ é contra a "cobrança" de entrada em forma de alimentos para serem doados as instituições de caridade porém, vale salientar que, muitos clubes tem se utilizado do fato de muitos motociclístas ñ trazerem de fora o dito alimento e cobram na entrada valores em espécie... Dinheiro mesmo! O Carlão tb comenta que tal cobrança ñ deveria ser obrigatória PARA OS MOTOCICLÍSTAS, já que os amigos motociclístas e suas maquinas maravilhosas é quem encantam a festa.
Na festa do 10º Encontro de Vinhedo e isso tb já rolou nos Piratas da Ilha entre outros, a prática da parceria com outras entidades e/ou comércio, para que estas coloquem a disposição na portaria, locais e colaboradores vendendo os alimentos a preços populares. Pratica essa, na minha humilde opinião, que deveria ser mais difundida entre os Moto Clubes que querem realizar suas festas. Afinal de contas, acredito que desta forma, o proprio organizador, se livraria de mais uma responsabilidade e trabalho, dedicando-se assim prontamente aos visitantes e amigos motociclistas.
Sem contar a tal idoneidade que os moto clubes dizem possuir...
Digo-lhes mais... Se a intenção é ajudar outras pessoas, carentes ou não, sugiro mudar um pouco o tipo de material arrecadado.
Por exemplo:
KIT HIGIENE PESSOAL (poderia ser composto por uma sacolinha com: sabonetes, papel higiênico, escova de dente, fraldas geriátricas, absorvetes, pasta de dente, shampoo, desodorantes, etc)
KIT HIGIENE GERAL (Desinfetantes, sabão em pó e pedra, agua sanitária, detergentes, panos de chão, lustra móveis, luvas etc)
LEITE EM PÓ OU LONGA VIDA
Galera, esse negócio de quilinho de alimento é muito abrangente. Apesar de se divulgar ñ ao açúcar, sal e farinha, muitos outros alimentos destes tipo são incluídos e desnecessários.
Digo isso pois, minha propria mãe participa na igreja dela, destas arrecadações e posterior doação e as proprias entidades acabam por vender a preços populares o excedente de alimentos recebidos PARA PODER comprar estes outros ítens citados acima... Ou você acha que as pessoas beneficiadas com a doação só se alimentam, não tomam banho, não usam fraldas e comem em pratos descartáveis pois, ñ tem quem os lave por falta de um sabão ou detergente?
SE A ENTRADA NÃO PODE SER FREE
Que façam parceria com instituições que já recebem muitas doações de alimentos e que esta venda a preços populares na portaria da sua festa.
Que outra entidade que necessite destes mesmos alimentos coloque a disposição, pessoas de sua confiança para receber, acondicionar e transportar estes alimentos recebidos.
Simples! Eficaz, transparente...
Ah, outra coisa: Poderíam liberar a entrada para os motociclistas que DOARAM SANGUE, por pelo menos 2 meses antes da data da festa (prazo suficiente para o recebimento da carteirinha do orgão recebedor).

8 comentários:

Unknown disse...

Caro Japones, estou escrevendo de novo a respeito da minha indignação. N aterço feira no Ibira encontrei um cara com o Brasão do Corinthians Moto Clube, vc acha certo, e se não acha que providencias deveriam ser tomadas. È Moto Clube ou Moto Futebol Clube esta sigla deve ser nova M.F.C, éra só o que me faltava.abçs. Vespão

O Sol dos Depressivos disse...

VESPÃO - TRIBO DA ESTAÇÃO
Pois é Vespão, se vcs ñ me dissessem e me mostrassem acho que cedo ou tarde repararia...
Realmente... é a modinha que esta dando o ar das graças e tornando cada dia mais o motoclubismo em carnaval... Se bem que o que ví, estava nas costas de uma criança.
Já pensou... eles vão ser o 1º moto clube do Brasil com o maior nº de integrantes e ñ adianta falar que nem todos tem moto, NÉ?
A primeira coisa que, na minha opinião deve ser averiguada é:
Realmente é só nas costas da criança que foi criado um brasão de MC ou os pais tb usam?
Foi só uma brincadeira para a crian
ça ou realmente há a intenção de fundar um novo clube?
É, velho... do jeito que a coisa está, ñ tardara para surgirem as Comitivas MC, Pagodeiros da do Buteco do Zé MC, Sambistas da Vanguarda MC, Sertonojos MC, Traficantes MC, Zérinho & Estouros MC, Travestis e Boiolas MC e por aí vai...

Jonny - Corsários MC - Brasil disse...

Fala amigo, em nossas festas nunca houve obrigatoriedade de doação de qualquer coisa, dá quem pode ou quer, vai da consciência de cada um.
Hoje ja não fazemos mais encontros desse tipo, mas mesmo assim, faziamos outros tipos de festa apenas para arrecadações específicas, exemplo, antes do natal arrecadávamos brinquedos, pois criança no natal querem brinquedo, ja chegamos arrecadar 3 caminhões de brinquedos.
Em julho, arrecadávamos só agasalhos, e assim vai.
Nunca difundimos isso pois fazemos por que gostamos e não para nos promover, inclusive qdo fazíamos sopão em nossa sede e saíamos distribuindo pelas ruas de São Paulo.
Acho válido esse tipo de coisa, mas como você disse, falta mais um pouco de criatividade não só nisso, mas em tudo que acontece em um encontro, tá tudo muito igual, não acha?

Jonny

O Sol dos Depressivos disse...

JONNY - CORSÁRIOS MC
É, eu acho Jonny. Tudo igual d+.
Vc vai em um e depois vai em outro, só muda o MC organizador e o local, de resto, as barracas de alimentação geralmente são as mesmas (do IMP), a galera é a mesma, as bandas são as mesmas... e poraí vai.
Me disseram outro dia, que tem MC que acaba vendendo os alimentos recebidos na festa para gerar receita para o caixa do clube. Disse para a pessoa que me contou isso, que sem provas, nada há de se fazer... Acho legal a galera pedir os alimentos para colaborar com a arrecadação do MC organizador da festa que posteriormente entregará para alguma entidade que necessite de tais doações. Mas cobrar em espécie, acho que podería ser diferente, já que a maioria dos clubes se dizem de uma idoneidade sem precedentes, poderíam ter como parceiros como exemplo do encontro de Vinhedo entre outros. Quando o assunto envolve dinheiro meu velho, por mais transparente que pode ser um clube ou organização, sempre haverá desconfiança.
Forte abraço!

Unknown disse...

BOM PREFIRO ENTRGAR ALIMENTOS, POIS SE ALGUEM PEGAR PRA LEVAR PRA CASA COM MAL INTENÇAO PELO MENOS VAI COMER E NAO BEBER CERVEJA COM MEU DINHEIRO ,E ENGRAÇADO MAS E SERIO,ACHO QUE A FESTA E PARA OS MOTCICLISTAS, FUI NO ULTIMO EVENTO DOS ANACONDAS EM SERRA NEGRA, FIQUEI ABISMADO EU E MEU PESSOAL DEICHAMOS NA PORTARIA 18 REAIS OU SEJA 3 POR CABEÇA, CERVEJA E REFRIGERANTE A 2 REAIS E SO ANTARTICA, PARECIA LOBE DA MARCA,EM RESUMO PAGAMOS CARO PRA ENTRAR CARO PRA BEBER,OS TROFEUS PRA MCS TINHA ACABADO E CADE O MOTOCICLISMO, IRMANDADE E SO COMERCIO E ISSO ESTA GENERALIZADO IRMAO, TO MEI DE SAC.... CHEIO DISSO, ESTAMOS PREFERINDO MOTO PASSEIO PRARA CIDADES TURISTICAS , QUE SE GASTA MAS É VC QUEM CONTROLA E NAO OS MCS

O Sol dos Depressivos disse...

ANDRES - NOTURNOS MC
Vc diz que pagou 3,00/pessoa para entrar na festa dos Anacondas e cada bebida estava sendo vendida por outros 3,00/cada. Esses são os valores geralmente cobrados pela maioria dos moto clibes organizadores dessas qualquer festa.
A questão é: Será que os organizadores revertem o montante em espécie na portaria na aquisição de mais alimentos a serem doados ou empregam todo ou parcialmente estes valores nas despesas geradas pela propria festa?
Alguns clubes empregam sim parte da renda nas despesas da festa mas o fazem declaradamente, como aconteceu na festa do Nostravamos MC. Até aí, participa quem quizer, o organizador já esta deixando bem claro, inclusive nos cartazes e panfletos de divulgação a intenção de utilizar parte da renda da portaria para pagto de despesas da festa.
Outros clubes sequer tem o trabalho e a preocupação de divulgar esse detalhe pois, ñ há interesses em serem totalmente transparentes aos demais motociclístas e convidados. Cabe a quem pretende ir nestes tipos de festas, participar e pagar ou não.

Espiritos do Asfalto disse...

Um salve a todos participantes do Brasil Motoclubista.
No princípio a idéia de arrecadação de alimentos, foi bem vinda, porque tinha uma real finalidade (fins filantrópicos), mas isso já não acontece hoje em dia, porque com o surgimento do modismo denominado "moto clube", isso banalisou no país inteiro;já não sabemos o destino real da tal "arrecadação de alimentos" e muito menos para onde se vai o "dinheiro arrecadado". Meu pensamento particular é que cada moto clube deve sim fazer seu lado filantrópico, independente de ajuda ou não de outros clubes.Porque arrecadam...e doam apenas em seu proprio nome (quando doam)..como se tivessem feito isso sozinhos "sacanagem" ..Então andem com suas próprias pernas...No exterior é sim cobrando a entrada, mas você na festa tem o direito a comer e beber...ou seja um jantar ou almoço...tem um propósito real.
HARY-EAMC

O Sol dos Depressivos disse...

HARY - EAMC
Ô, Hary me desculpe cara, ñ recebi seu comentário em meu e-mail, sendo assim, nem sabia que tinha postado...
Bem vamos lá, pois é cara, particularmente eu NUNCA vi, algum clube postar inclusive no orkut, um documento, digamos assim, registrado em cartório, que comprove a doação, seja em alimentos, em dinheiro, em bens materiais.
Poucos são aqueles que registram em fotos e video.
Tudo bem, acredito que na data da entrega, eles deveam convidar outros MCs para realizar a entrega mas, além do "muito obrigado" que recebem de quem recebeu as doações, seria interessante para ambos os lados um documento oficializando esta atitude.
Te pergunto Hary, nas muitas sedes (sede, ñ point) de moto clube que vc já visitou, é comum encontrar estantes cheias de troféus recebidos de outros MCs nas festas em que se participa, correto?
Em alguma destas sedes, vc já viu algum documento exposto num quadro, que retrate as doações que o clube já fez?
Ou seja a tal da filantropia registrada para quem quizer saber... ou duvidar?
Eu (se fosse integrante de MC)teria um puta orgulho de exibir (sim, exibir) em minha sede um espaço reservado aos documentos que comprovassem as doações que o clube ao quela pertenço já fez desde o seu surgimento.
E vc, Hary?
Também ñ tería orgulho?
Para alguns, talvés seja fácil entregar 30Kg e espalhar por aí que doou 3T.

Forte abraço,
Dash.